segunda-feira, 28 de julho de 2008

Little Big Planet

A inovação trazida pelo playstation 3 é bem perceptível nos gráficos, mas existe muito além daquilo que percebemos na tela, como por exemplo a física. Algo que deveria chamar muita a atenção é a questão do processamento desenvolvido pelo Play 3, que é muito maior do que os computadores atuais podem suportar.

Um jogo que vem para mostrar o processamento de física em tempo real é o surpreendente Little Big Planet, que tem o mesmo nome de um antigo clássico do PC, mas nada tem a ver com o maguinho careca de roupa azul.

Neste jogo, a grande atração é interagir com os objetos da fase, mas quando eu falo interagir, é interagir mesmo! Você e mais um grupo de amigos tem o objetivo de chegar ao final da fase, que apresenta muitas armadilhas e principalmente obstáculos que você quebrará a cabeça para conseguir passar. E tudo está sujeito ao julgamento através das leis da física, tendo que pular, empurrar, puxar, fazer uma coisa cair em cima da outra, amarrar, enfim, tudo o que for possível realizar na vida real, você deve levar em conta para vencer este jogo.

O criador do jogo disse que o intuito da aventura é fazer o jogador sorrir, e com todas formas de se interagir com o cenário e também com sua customização cômica, não será muito difícil tirar sorrisos e surpreender os jogadores.

Optaram por facilitar a visualização de tela, ao invés de mostrar os elementos em 3D com movimento total de câmera, preferiram deixar um 3D misturado com um jogo na horizontal, tudo para aproveitar o máximo da jogabilidade.

Agora que realmente vai divertir e deixar o jogo infinito, é a opção de criação de fases. Você facilmente pode criar fases com seu personagem e testá-las na mesma hora. Você indica onde é o início e o fim da fase e coloca um marcador de pontuação no final. Pronto, uma nova fase está criada e o melhor de tudo é que assim que você terminou a criação, se você estiver conectado com o play3 na internet, os outros jogadores poderão entrar na sua sala e disputar com você quem consegue vencer o desafio primeiro.

Quanto mais fases você cria, você vai ganhando pontos que podem ser trocados por novas peças para equipar sua fase e assim por diante!

Os elementos são intuitivos e você rapidamente aprende como funcionam as peças do cenário. O desenvolvedor do jogo diz que o game foi projetado de forma que a mãe dele não tenha dificuldades para jogar. Bom, pelo jeito essa velhinha deve jogar melhor que eu...


Este jogo vem mostrando a tendência da Web 2.0, que se trata do próprio usuário sendo a fonte criadora de conteúdo, assim como o Youtube e a Wikipédia. Também se encaixa perfeitamente para meninos mimados, onde nada melhor do que ter um jogo seu, onde você é que faz as regras e todo mundo tem que brincar do seu jeito.

2 comentários:

victor hugo disse...

e nota 10

Anônimo disse...

PAGEI UM PAL NESSE JOGOO MUITU FERAAAA
EU TABEM QUANDO TER MEU PS3 TENHU Q TER ESE JOGO SEM DUVIDA....
OS GRÁFICOS TUDO MUITU FERAAA...