segunda-feira, 28 de julho de 2008

Warhammer - Dawn of War

O Warhammer é um universo de fantasias criado na década de 70. Começou com exércitos em miniaturas onde várias raças diferentes e personalizadas quanto à aparência travavam batalhas de tabuleiros, com regras específicas para o jogo. No Brasil esta franquia Warhammer não é muito difundida, mas nos Estados Unidos e na Europa, muitos fãs de RPG passam tardes em frente ao seu exercito combatendo as miniaturas dos inimigos com muita estratégia e imaginação.

O que mais chama a atenção nesses combates é o fato de cada jogador poder pintar seu exército com a cor, bandeira e detalhes que ele quiser, sendo muito difícil encontrar uma miniatura igual a outra.

Aproveitando as leis que regem o mundo Warhammer, foram desenvolvidos jogos de computador deixando tudo mais interativo.

O jogo Mark of Caos, do qual já fizemos matéria é bem semelhante ao famoso Medieval Total War, onde você administra uma grande quantidade de exércitos.

Agora, o jogo que eu quero falar mesmo é o Dawn of War.

Trata-se de um jogo de estratégia que lembra o Age of Empires, mas longe de priorizar a parte administrativa do seu reinado, no Warhammer a ênfase é na guerra!

Para conseguir dinheiro e recursos você deve conquistar uns pontos estratégicos que tem espalhado pela fase e também construir reatores de energia. Agora o perigo é que seu inimigo pode conquistar o seu ponto estratégico, e assim sua economia fica comprometida.

Existe um certo limite para se fazer exércitos, mas isso não é problema, fica tranquilo que eu garanto que a tela ficará cheia de combatentes quando for travada uma boa batalha.

Diferente de outros jogos, quando você cria infantaria, existe a opção de convocar novos integrantes para o grupo e também podem ser compradas armas como metralhadoras, lança-chamas e lança granadas para reforçar as unidades.

Logo que o Warcraft 3 trouxe o jogo de estratégia 3D, existiu a opção de dar um zoom para assistir a batalha de perto, o que geralmente é pouco utilizado, ainda mais porque os personagens traziam modelagens bem quadradas. Agora no Dawn of War realmente vale a pena dar zoom para assistir de vez em quando, porque além da definição dos guerreiros serem bem trabalhadas, eles respondem com expressões corporais a golpes e tiros.

Se você gostou, saiba que no final de 2008 chegará junto com o Starcraft2 a segunda versão do Dawn of War, que promete ambientes surpreendentes e muita definição nos combates épicos, violentos e cheios de estratégia do Warhammer.

Nenhum comentário: