segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Command & Conquer - Red Alert 3



Desde a década de 80 o Command & Conquer foi o responsável por representar os jogos de estratégia com armas de fogo, e sempre fizeram bem o seu papel, passando por histórias viajadas com a presença de extra-terrestes e também em histórias mais reais, contando a história da segunda guerra e também os conflitos com o Oriente Médio.

Essa franquia desde o início contextualizou suas missões, narrações e histórias com videos de combatentes e comandantes ordenando os objetivos, e essa fórmla está presente até hoje.

A versão atual é o Red Alert 3, que tem uma história digna de filme de ficção científica meio trash... A união Soviética está perdendo forças no combate com os Estadunidenses e resolve apelar para uma solução nada convencional. Eles constroem uma máquina do tempo e voltam até a data em que o físico Albert Einstein estava dando uma de suas palestras. Então os Russos assassinam o Einstein para que os Norte Americanos não tenham no futuro armas nucleares.

Quando os Russos voltaram para o presente, perceberam que deu certo, mas tiveram algumas surpresas, principalmente com os japoneses, que por não terem sido dizimados com a bomba em Hiroshima, estão com um forte poder militar e desenvolveram armas no mínimo diferentes, com samurais portadores de sabre de luz, intelectuais com poderes psíquicos e outras coisas como ursos de armadura.

Bom, falando do jogo em sí, ele segue o padrão dos antigos Red Alert com gráficos em 2D, bem coloridos e com uma jogalilidade intuitiva pra aqueles caras que já estão familiarizados com o gênero. Os gráfico chamam bastante a atenção por serem beeeem coloridos e contrastados, parecendo um jogo de criança.

O Command Conquer tem algumas particularidades pros mais intendidos de jogos de estratégia. Primeiro é que não existe limite de população, então você pode contruir muitos, mas muits carinhas mesmo e efetuar um ataque gigante. Outra coisa é que se trata de um jogo mais de ataque do que administrativo. Se você é aquele cara que gostra de construir uma base bem protegida e impenetrável, pode se frustrar, porque além dos aviões com bombas e mísseis, muitos estilos de bombas estão disponíveis e podem fazer sua base virar pó a um piscar de olhos. Mas se formos pensar bem, isso não deixa de ser uma realidade nos dias de hoje, porque os países militares, todos eles tem bombas e se hoje existisse uma guerra mundial, o combate seria muito mais com mísseis do que com enfantaria. É... bons tempos aqueles de cavalo, espada, escudo e arco...

Então, no single player na verdade você joga as missões com um aliado, seja ele um jogador de verdade ou o computador que divide a base com você, mas um ponto negativo do modo principal é que ele te deixa meio preso com as missões, te indicando o que é que você deve fazer e qual arma deve usar.

Quem gostou dos antigos Red Alert deve dar uma experimentada nesse jogo, se você tiver a cabeça bem aberta para novidades e gostar de ficção científica, tem grandes chances de gostar dessa obra, mas se você é um pouco conservador em relação à guerra, pode ficar frustrado com tantas esquisitices tecnológicas que estão presentes no Command Conquer Red Alert 3.

Ninja Gaiden Sygma 2



Em 1988 estava nascendo a história de um ninja que ficaria conhecido no mundo todo, e eu não to falando do Jiraia não... Nessa época foi criado um jogo robusto para o Nintendinho, com bastante inovações em jogabilidade e um enrredo com história e um contexto digno de jogos grandes.

Bom, no comecinho esse jogo não foi muito divulgado, uma porque no Brasil o Nintendinho ainda não tinha força e outra porque não existia internet e nem muitas revistas especializadas em games na época, mas sua fama veio da forma mais fiel: no boca a boca.

Rapidamente esse jogo foi gahando fãs e continuações, chegando até a versão 3 no videogame de 8 bits.

Depois disso existiu apenas uma versão para o primeiro XBOX e o famoso ninja pendurou as sapatilhas orientais.

Alguns anos mais tarde com aquela febre dos videogames de nova geração em recriar os clássicos que fizeram sucesso no passado, o Ryu, do Ninja Gaiden, deixou a bengala de lado e chegou cheio de saúde para vencer os vilões no Playstation 3. E agora o que eu quero apresentar pra você é a Versão Ninja Gaiden Sigma 2.

Essa versão é parecida com o jogo lançado para o XBOX 360 em 2008, mas trouxe 30% a mais de partes jogáveis na obra além de uma heroína (não me entenda mal, heroína de herói fêmea) uma ninja feminina de 2 espadas para ajudar o protagonista.

Uma coisa que é bem natural nos dias de hoje é você cumprir as missões do jogo com algum parceiro online, e isso é possível nesse jogo, são 30 desafios pra você torrar o botão de ataque e mostrar que o único ninja que pode ficar de pé é você.

Outra coisa que foi incrementada são os poderes, alguns a mais foram acrescentados pra diferenciar da versão 1 e a versão 2 do XBOX 360. Mas se você não conhece a série, não vai pensar que é um jogo de simulador de ninja não, ele deixa a física pra lá e te permite um monte de golpes viajados e cheios de poder.

Pra quem prefere tecnicas orientais de combate, já dobrou uma camiseta no rosto como se fosse um ninja e gosta de video games, tem grande chance de se divertir com essa aventura chamada Ninja Gaiden Sigma 2.

Star Wars

Flower



Eu fico pensando... Os jardineiros não são os maiores consumidores de jogos de video game, as velinhas que cultivam jardins, a maioria delas nem sabe usar um mouse, e as meninas que gostam de jogos coloridos e bunitinhos dificilmente tem um playstation 3, então eu te pergunto, pra quem é cargas dágua foi feito esse bendito jogo?

Bom, veja se você é um deles. Nesse jogo você toma o papel do vento e tendo esses poderes você pode voar e fazer as plantas se movimentarem. Incrível, né?

E não é só isso!Esse jogo tem uma trilha sonora boa, tranquila, zen, envolvente que faz você ficar meio hipnotizado achando que você realmente nasceu para ser o vento... que lindo...

Não vai achando que os gráficos são simplesinhos não! Ele usa no talo o hardware do playstation 3, podendo mostrar na tela com movimento, sombra e tudo mais até 200 mil folhinhas ao mesmo tempo! Isso realmente é uma coisa que impressiona!.

É difícil de acreditar, mas cada faze tem um objetivo específico, e você deve fazer o seu plano de vôo visual pra saber qual é a melhor forma e a mais divertida de fazer as coisas interagirem uma com as outras.

Dá uma sentida aí na vibe do jogo...e olhe como é uma coisa contagiante... ZzzzZZZZzzzZZzzz...

Esse é no mínimo um jogo diferente, que não traz adrenalina, nem tiros, nem NADA! Brincadeira... quem disse que o objetivo de um jogo é apenas animar o jogador? Por que não pode ter um jogo simplesmente para o relaxamento? Os jogos servem pra que você viva aventuras que seriam impossíveis em nosso dia a dia, pelo menos é isso que eu acho bacana, ele é um simulador de experiências novas (ao contrário do The sims, né?!) Mas se você sempre sonhou em ser o vento e levar as pétalas pra lá e pra cá! Tcharam, esse jogo é pra você!

Wolverine Origins



Wolverine é uma palavra em inglês que quer dizer "carcaju", uma espécie de texugo das florestas frias do Canadá, com cerca de 40 centímetros e que esconde fortes garras. O carcaju, quando está ameaçado, ataca animais muito maiores do que ele, e segundo lendas indígenas, este animal é imortal.

O herói nasceu já grandinho e cheio de fúria em 1974 como personagem coadjuvante dos quadrinho do Incrível Hulk. Na época o Wolverine era completamente misterioso, e a unica coisa que sabiam dele é que sua fúria animalesca deixavam ele com uma coragem sobre-humana.

O Wolverine quase virou um daqueles personagens que nunca mais aparecem, mas seus criadores tiveram a brilhante idéia de convocá-lo pra a equipe dos X-Men, do saudoso professor Xavier. Depois disso ningém mais segurou o seu sucesso, com o seu jeito despojado, confiante e as vezes arrogante, misturado com sua coragem e fúria assassina, esse baixinho invocado foi cativando a cada dia mais os leitores.

Sua aparição nos video Games foi obrigatória. Já no Nintendinho ele estava lá com seu uniforme clássico marron e jeito desengonçado de pular, atacar e nadar, mas já dava pra divertir os aficionados por esse herói.

Já no MegaDrive o nome da aventura era Adamantium Rage, traduzindo: Fúria de Adamantium. Agora o Major Logan já aparece com a famosa roupa colante amarela e azul e os gráficos já estão bem bunitinhos e com movimentos melhorados.

No Super Nintendo vamos destacar o Xmen Mutant Apocalypse, que apresenta o Wolverine bem raivoso com gráficos no estilão do Super Nintendo e ótima jogabiliade, podendo atacar de várias maneiras e até escalar as paredes com suas garras.

O Marvel vs. Capcon não poderia ficar de fora com a bela atuação do Volverine dando combos atrás de combos em seus adversários.

Vamos pular direto pro último jogo lançado desse famoso herói. o Wolverine Origins, que não é novidade pra ninguem que é o jogo que retrata a história do filme solo do Wolverine que foi para o cinema em 2009.

Geralmente os jogos baseados em filmes são lançados com um pouco de pressa, pra que o jogo fique pronto quando o filme sair em cartaz, mas nesse caso o cronograma do game foi satisfatório e osprodutores conseguiram o resultado esperado.

Os gráficos são bons, com bastante efeito na água, e as florestas dão um clima de aventura bem bacana para a obra.

O intuito geral do game é atacar e atacar e atacar, das formas mais variadas possíveis. Conforme o jogo passa, você vai aprendendo novos golpes que te ajudará a não enjoar da brincadeira.

Muita gente achou que esse jogo está caprixado, não deixando nada a desejar comparado ao grande filme que vimos nas telonas, mas eu, na minha singela opinião achei um tanto quanto cansativo.

Esse é daqueles jogos que você fica batendo nos oponentes até cansar... Pelo menos quem bate é o Wolverine, um herói bem carismático e que só sabe fazer isso mesmo...

Bom, se em outras épocas jogos muito mais simplesinhos agradaram os fãs, não vai ser agora que os Marverianos vão dar as costas para seu grande fã. Bom, eu não me arriscaria.

GTA 4



O GTA é e sempre foi um jogo movido a polêmicas. Logo pelo seu nome, grande ladrão de automóveis, já dá pra perceber que 2 inimigos esse game já ganhou: Os policiais e os pais, se sempre encucam com os filhos que querem jogar este clássico.

O primeiro jogo da série trazia um simples gráfico com uma visão de cima e você saia pela rua com seu carro fazendo barbaridades pelo trânsito, mas o jogo que realmente fez suceso e elevou o nome da série foi o GTA2.

Esse é um bom exemplo de como um jogo em 2D pode ser divertido. Bom, não era tudo em 2D, os prédios obedeciam de leve uma perspectiva de profundidade e davam o seu toque de inovação em terceira dimensão.

Nessa edição o jogo já ironizava dizendo: "Se lembre, respeito é tudo!" mas era bem fácil encontrar armas de destruição em massa pelas ruas e também sair roubando o carro que for de seu maior agrado.

Uma idéia bacana que surgiu nesse clássico foram as gangues. determinados locais da cidade eram comandados por gangues que tinham seus uniformes e carros personalizados. Você ia então adquirindo moral com as gangues fazendo missões que eles pasavam pra você.

Depois de muitos anos parado o GTA apareceu com a versão 3D, que contou com várias versões ressussitando o prestigio da série e trazendo muito lucro pros cofres da produtora, mas não vamos falar dessa versão porque eu não quero. Vamos pular direto pro GTA4!

Com a chegada na alta definição, o GTA fo obrigado a se reenquadrar e apresentar um jogo novo e com gráficos e movimentos bem melhores que os já conhecidos.

Mas para mostrar que tem um nível alto, os produtores de GTA colocaram no jogo toda a sua experiência e vontade de fazer cinema retratando logo de cara uma história cativante e diálogo bem construídos entre os peronagens, isso tudo contando com uma ótima fotografia de cenas e vovimentos fiéis das bocas dos protagonistas.

A história se passa em torno de Niko Bellic, um ex-soldado europeu que vai pra América para mudar de vida e tentar ganhar grana de uma maneira digna. Ele aceita o convite de morar com seu primo Roman mas percebe que ele está envolvido até o pescoço com o mundo do crime. Daí em diante é com você. Você tem 2 escolhas. Ligar o jogo todos os dias e ficar olhando para as paredes ou sair roubando carros e completando as missões mais ilegais possíveis.

A relação entre os personagem parece bem humana e real, criando uma afinidade com seu primo e até uma namorada. E o jogo reforça essa intimidade com opções informais, tendo a possibilidade de ligar para sua namorada convindando pra uma partida de boliche ou sinuca.

Os cenários apesar de não ser o maior já feito para o GTA, é sem dúvida o mais complexo. Existem muitos detalhes pra que você explore cada canto do mapa. Os figurantes também estão bem reais, além de serem muitas pessoas diferentes modeladas, cada uma delas tem uma maneira de reagir com determinado confronto. Alguns são valentes, outros medrosos, outros preocupados, atrapalhados e tudo mais

Os carros estão muito bem modelados e é mais fácil de dirigi do que nas outras versões, além de mais fiéis quanto a velocidade e manobras. O sistema de GPS também mudou. agora ele te indica no mapa o menor caminho até chegar onde você determinou.

Além de um monte de coisa bacana, outra que se destaca é a opção de jogar online, algo que a muito tempo era sonhado pelos fãs da série. Agora além da cidade ter apeas um cara alucinado e sem controle como você, ouras pessoas também saem furando sinais vermelhos e causando o caos em outros cantos da cidade, ganhando muito em experiência real na série.

Este é um jogo que honra a sua tradição por manter as coisas que fizeram sucesso e adicionar muitos elementos que só vem a somar para a história do Gran Thief Auto.

Empire Total War



Imagina um jogo grande. Agora um maior. agora um gigante pra caramba! Agora sim podemos falar desse simulador de guerra chamado Empire Total War.

Esta obra está presente apenas para os computadores, porque você já deve saber que jogo administrativos de estratégia não combinam com video games pela dificuldade dos controles. Então, pra começar esse jogo é grande pelo tamanho em gigas, que pesa quase 12 de instalação.

Se você não conhece, esta aventura militar é continuação do Medieval Total War, que por sua vez era continuação do Rome Total War. Agora você combate seus inimigos na época de 1700, mais ou menos na época do filme "O Patriota" onde as batalhas eram disputadas em fazendas, com espingardas que demoravam muito para serem carregadas, canhões e também não tinha como evitar a boa e velha guerra usando cavalos e espadas.

Esse jogo tem 2 estilos básicos, o administrativo e o combate. No administrativo você cuida de suas capitais usando seus recursos para desenvolver suas tecnologias e aumentar o seu exército, tendo também que assinar acordos com outras nações para realizar trocas comerciais e assim melhorar sua economia. Um outro aspecto importante são as alianças. Você tem q andar na linha para conseguir prestigio de povos para ser seus aliados, mas se você cometer um deslise e atacar algum povo sem aviso prévio, as demais nações podem achar que você é um traidor e vão começar a boicotar as alianças comerciais e vão entrar em guerra com você. E acredite, não é uma boa idéia aquela história de jogar você contra todo mundo, sendo que seus aliados podem oferecer forças militares caso seja necessário.

No estilo de combate você se torna o comandante do exército que foi criado anteriormente. As batalhas são grandiosas podendo ter bem mais de dois mil homens lutando ao mesmo tempo. Quando você pega o adversário no meio do caminho, a guerra se passa no meio de fazendas, e se você atacar uma cidade, poderá usar como parte da estratégia as casas econstuções do cenário, posicionando seus homens na janela para atacar os inimigos lá fora.

Agora algo que revolucionou nesta versão é o combate de barcos, já que essa é a época das embarcações, grandes descobertas de novas terras e até piratas, esse tipo de combate não poderia faltar. Construindo os navios no porto, você poderá viajar por le para todo o mapa, desde que algumas regiões te dêem permissão.Assim você pode ficar livre para atacar com os navios ou desembarcar em outros locais. Se você optar por atacar com os navios, terá um divertido e competitivo combate em águas profundas. O capitão deverá posicionar a lateral de seu barco em direção do inimigo e atirar, em seguida, deve rapidamente girar o barco para deixar os canhões do outro lado na mira do inimigo, equando os anteriores recarregam.

Tanto no combate por terra como pelo mar, você pode optar por deixar o computador resolver sozinho a batalha, não perdendo tempo com uma guerra que pode durar mais de uma hora.

Este jogo também é grandioso em relação ao peso dos gráficos, que exigem uma placa de vídeo muito poderosa para botar na tela o movimento de milhares de combatentes e também é lento para passar o turno, exigindo muito do processador para computar os movimentos e ações de seus inimigos. Sem querer desanimar, mas passar o turno pode levar horas.

Se você for um kra apaixonado por estratégia de guerra, esse é um jogo que realmente pode fazer as horas passarem sem você nem notar, mas não esqueça, seu computador tem q ser tão poderoso quanto o seu exército para rodar bacana o Empire Total War.

Blazing Angels 2



Jogos de avião existem para todos os gostos. Tem aqueles caras mais responsáveis que gostam de jogos de simulação onde cada centímetro do painel da aeronave deve ser analisado durante o vôo para o bom desempenho de seu avião, e também tem aqueles jogadores mais sussegados que prestam mais atenção nos gráficos e gostam da visão de fora da cabine, tomando apenas os comandos de aceleração, direção e tiros.

O blazing Angels conquistou os jogadores na sua primeira versão, que apareceu no Playstation 3, por apresentar um estilo simples e divertdo de controles, manobras e disparos nos inimigos. Existem níveis de dificuldade para deixar mais real os comandos, mas ele não chega nem de longe a jogos de simulação.

Algo que torma a obra ainda mais bacana é o bom uso do sistema de captação de movimento do controle do playstation 3, que movimenta a aeronave na vertical e horizontal com movimentos simples no joystic, sem apertar ou empurrar nenhum botão.

Na primeira versão desse jogo, os aviões retratados eram os já conhecidos da segunda guerra mundial, mantendo as formas, pinturas e desempenho de voô de cada avião. Agora na segunda versão, quem está em cena são as aeronaves experimentais, que foram pouco usadas ou que nem chegaram a ser usadas nessa grande guerra.

Você é um piloto que deve enfrentar o poderio nazista vindo do ar, com aviões e mísseis, da terra com antiaéreos e artilharia pesada e mar com grandes navios.

Raramente você vai encontrar um céu bonitinho, azul e com nuvens como na abertura do Simpsons. O padrão desse jogo é criar um clima de tensão e caos com tempestades, neve, escuridão e até turbulência.

E para encrementar a diversão, também está disponível o modo multiplayer, permitindo que você voe ao lado de seu amigo ou seja seu oponente, trocando tiros com ele nos céus tortuosos da aventura do Blazing Angels 2.

Resident Evil 5



Os jogos são feitos para simular sensações. Em nosso monótono dia-a-dia cheio de leis e costumes que muitas vezes cortam a nossa criatividade e liberdade, nós podemos viver experiências e sentimentos novos com os jogos de video game, isso se você conseguir entrar no jogo a ponto de esquecer tudo que está fora da tela.

No Resident Evil a sensação transmitida é a tensão e o terror, sentimentos que são apreciados por algumas pessoas quando suas cabeças não estão em risco. Tudo o que se apresenta contribui com uma parcela para trasmitir esse objetivo, a iluminação, o suspense, o susto, o medo de perder e principalmente a trilha sonora.

Nascendo para o Playstation em 1996, esta série cativou os jogadores com uma aventura cheia de corredores povoados por zoombies, e até hoje esse tipo de jogo vem ganhando fãs a cada nova edição.

Recentemente foi lançado o Resident Evil 5, que é justamente esse aí que você vê na tela. Trata-se de uma aventura sombria na áfrica que você terá que lutar contra muitos, mas muitos antigos seres humanos que agora estão infectados e parace que só tem uma missão, destruir você.

é complicado recriar o medo quando o jogador está de dia no conforto do seu lar jogando com a sua mãe do lado, mas uma coisa que ajuda bastante a amedrontar os jogadores é a dificuldade do jogo e o quão sem saída ele fica em determinadas situações, como acontece muito aqui do jogador ficar em uma pequena salinha com uns 10 zombies atacando ele ao mesmo tempo, forçando o player a se concentrar e entrar no jogo.

Na maioria dos jogos e tiro de hoje em dia, você pega a arma e vai descarregando em cima dos adversários, como se munição desse em árvore, mas no resident Evil a história é outra, primeiro que pelos movimentos de resposta do personagem do jogo, você sente a força do tiro e valoriza cada disparo, segundo que é preciso vários tiros pra derubar certos zombies e terceiro que a munição é bem escassa! Ou seja, cada munição deve ser usada com muito critério.

O modo cooperativo está muito forte, seja jogando no single player ou no multiplayer a mulherzinha sua fiel escudeira estará sempre ao seu lado, bom, se você não deixar os zombies acabarem com ela, e em determinadas ações somente a personagem feminina poderá desempenhar e outras apenas o homem, dando sentido para o jogo em dupla. Fora que muitas vezes quando um estiver em risco, o outro pode salvar com a força bruta e até curar seus ferimentos com ervas medicinais.

Os gráficos são simplesmente surpreendentes, eu me arriscaria a cometer o equívoco,mas digo que é um dos melhores gráficos já presentes em jogos de primeira e terceira pessoa. Os cenários são muito ricos em detalhes, com ótimas texturas, movimentos realistas e uma interpretação corporal muito boa nos personagens. Além das cenas não interativas que explicam a aventura e deixa você prestar bastante atenção nos belos gráficos que botam os videogames pra trabalhar.

Tem alguns aspectos que podem fazer os antigos jogadores se frustrarem, como o fato de não ter mais ênfase em quebra-cabeça como nos primeiros jogos, que você tinha que pegar uma peça aqui pra levar lá no final do jogo e juntar com um artefato e fazer outra coisa, mas agora o jogo está muito mais voltado para ação, o que tem sido uma tendência. Os jogos hoje estão sendo desenvolvidos mais para o publico em geral, que não é tão viciado em videogames e as vezes acabam perdendo us essência para vender mais.

Mesmo com as fugas da sua tradição, esse é um jogo que vai agradar os fanáticos por Resident Evil, e também é um título que enche os olhos de qualquer jogador que curta um bom jogo de tiro, e se o objetivo sempre foi matar zombies, quanto a isso você pode ficar tranquilo que esses monstros não vão faltar.

Prince of Persia



Logo quando os computadores começaram a habitar a casa das pessoas, tinha um jogo que cabia em um disquete que era bem superior ao demais que estavam disponíveis para o PC. Chamava-se Princ of Persia.

O personagem principal era de formato bem simples mas contava com muitos frames de movimento, o que deixava a brincadeira atraente. O cenáio era um sinistro calabouço cheio de armadilhas que te matavam de primeira. Seu objetivo era pegar uma espada para derrotas os inimigos que aparecem em seguida além de outros desafios ao longo do jogo.

Este jogo ficou muito conhecido e ao se falar de prince of Persia, todo mundo sabia do que se tratava, mesmo depois de vários anos sem uma continuação do jogo.

Nos últimos anos, tiveram a idéia de ressussitar esta aventura, mas com um formato de jogabilidade que na da tinha a ver com a original, apenas utilizando o seu forte nome para dar credibilidade à nova criação.

Hoje este desafio está presente no Playstation 3, com um jogo bem construído e de características originais, como o fato dos gráficos que são modelados de forma que tudo pareça desenho animado ou obras de arte, assim como no jogo Okami. Na verdade tudo é em 3D, mas esse aspect de pintura dá uma cara de segunda dimensão para a obra.

Você não andrá sozinho, pois uma guerreira sábia conhecedora dos mistérios da natureza estará ao seu lado de auxiliando a vencer os inimigos e os obstáculos propostos pelos cenários.

Muito dos desafios do jogo giram em torno de se vencer os obstáculos, e os heróis tem muitas habilidades para se vencer estas barreiras e em vários momentos a interação dos 2 personágens será indispensáel para chegar ao seu objetivo.

O protagonista possui uma luva metálica que abre seu leque de possibilidades não somente nas acrobacias mas também no ataque. A foma de combate adotada pelo game está um pouco difeente, podendo enfrentar um inimigo de cada vez, o que deixa as batalhas mais pessoais e organizadas.

A nova geação do Prince of Persia será lançada no final de 2008 e estárá disponível para PC, Play 3, Xbox360 e Nintendo DS.

sábado, 7 de novembro de 2009

Sonic



Em 1991 nasceu no megadrive nosso veloz ourico chamado SONIC, que dai em diante nao parou mais de crescer, chegando ate a ser considerado o simbolo do megadrive.

Chegou a ter historias publicadas em gibis e ate um desenho animado. Virou praticamente um rock star dos video games.

Sonic ficou muito famoso desde seu primeiro jogo, que mostrou uma jogabilidade bem diferente dos padroes ate entao conhecidos.

Voce pode pular, andar e correr bem rapido, o que eh bem caracteristico do sonic, e tem que pegar uns aneis para continuar vivo. Caso algum inimigo te acerte voce vai perder todos aneis que pegou, mas vai continuar vivo, mas se te acertarem quando voce estiver sem nenhum anel voce perde uma de suas vidas. Entao siga os conselhos de Walter Mercado e ande sempre com alguns aneis.

Alem disso, tem varios monitores escondidos pela fase com algum tipo de protecao que te dao imortalidade temporaria, vida extra ou outros beneficios.

O chefao eh bem no estilo Mario, tendo que pular em cima dele varias vezes para mata-lo, mas eh sempre o mesmo chefao, o inimigo mortal do sonic, sempre com novas maquinas e engenhocas para tentar te derrotar

Na segunda versao desse jogo, devido a necessidade de 2 players, criaram a Tails, uma raposa com 2 caldas que podia fazer pequenos voos com suas caldas.

Tails tambem ganhou certa fama, mas nao se compara ao grande SONIC

A musica desse jogo eh bem tranquilinha e divertida, nada de muita emocao, a nao ser nos chefoes, onde deixavam a musica bem mais pesada, dando uma tensao na hora de jogar.

Entao eh isso aee. Pegue suas sapatilhas de corredor, e corra para o megadrive e divirta-se com Sonic

Ilha dos Macacos



Poucas vezes um herói de video game tem carisma o bastante para não ser esquecido. É que acontece com esse pirata loiro e atrapalhado aí chamado Guybrush Treepwood, que se auto-denomina um "Perigoso Pirata". Como já dizia a minha vó, cão que ladra não morde, e esse aí além de não ser nada perigoso, tem umas manias estranhas para um pirata, como por exemplo ter pavor à porcelana...

Criado pela Lucas Arts, empresa que gosta de fazer jogos de aventura como o Fulltrotle, Grim Fandango e outros, Esse jogo começou bem simplesinho nos videogames de 16 bits mas com os aspectos que fazem sucesso até hoje: que são as conversas sátiras e engraçadas do peronagem principal, misturado com puzles, que são quebra-cabeças e minigames que você deve desvendar pra poder seguir em frente no jogo.

Tem gente que acha esse estilo de jogabilidade meio monótona, talvez pelo fato de que não tem como perder. O que acontece quando você não sabe o que fazer, é ficar parado, ou melhor, procurando e procurando como é que desvenda o enigma atual.

Os personagens desse jogo são bem caricaturados e eles voltam a cada versão, o que é bacana quando o jogador segue a série, porque você vai sabendo as manias de cada um, o que ajuda a deixar a obra mais comédia.

A versão que mais fez sucesso nos computadores é "A Maldição da ilha dos Macacos" que é a versão 3 do jogo. Nela os gráficos apesar de ser em 2D, era bem trabalhado e dava aquela gostosa sensação de um mundo pirata cheio de aventuras. Nessa versão, pra variar, ele fica o jogo todo tentando resgatar a sua noiva das garras do pirata Zombie LeChuck.

Depois foi lançado a versão 3D, que é "A Fuga da Ilha dos Macacos". Nessa versão o nosso querido herói Guybrush Treepwood está casado com Elaine, e logo depois da Lua de Mel eles descobrem que foram considerados mortos... Então o pirata desastrado vai atras dos esponsáveis e gasta suas frases pra provar que ele está vivo.

E a versão atual do jogo chama-se Tales of Monkey Island, Os Contos da Ilha dos Macacos, que estão divididos em 5 capítulos para os Computadores e Nintendo Wii. Agora o até então pirata Zombie LeChuck volta a ser um humano, e a sua essência maldosa passa para a mão de Guybrush. Ou seja, um Pirata que mal sabia se cuidar sozinho agora tem uma mão com vontade própria... Eiaiai... Pra variar o tal do LeChuck raptou elaine e o nosso herói vai resgatá-la das maneiras mais improváveis possíveis.

O que é meio estranho nesse tipo de jogo é que não existe muito lógica e as vezes você acaba desvendando um enigma na sorte, combinando 2 objetos que você vamais saberia que poderiam ser úteis quando utilizados juntos, mas acaba dando certo e as ações vão se desenrolando, mas mesmo assim, é um jogo muito engraçado e divertido que vai te deixar com vontade de viver a época dos piratas.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

X-Men (NES e SNES)



Quem nunca quis ter super poderes como voar, ter uma super forca, visao raio-x, ou ateh mesmo conseguir tirar uma moeda de uma orelha.

Eh.. isso sim eh um misterio.

Mas enfim, vamos falar do X-men.

Esses super herois comecaram nos quadrinhos e ficaram muito famosos e rapidamente entraram no universo dos games e na televisao, com desenhos e filmes.

Seu primeiro jogo foi lancado para o Nintendinho e se chamava apenas X-men. Nele voce podia escolher o Wolverine, o Noturno, o Colossus(que batem de perto), o Iceman, o Cyclop e a Tempestade(que soltam poderes de longe, que eh muito mais vantajoso).

Para jogar voce tem que escolher 2 personagens, durante o jogo pode controlar um enquanto o outro te ajuda, mas pode comandar o outro apertando select, assim trocarao de papel.

Voce tem uma vida com cada personagem. Caso voce morra, voce vai controlar o personagem secundario, e caso ele tambem morra voce volta ao menu e pode escolher os outros personagens que ainda nao foram escolhidos

Nesse jogo voce pode atacar e pular, mas pular eh meio inutil, pois o jogo eh visto de cima e nao tem nenhum obstaculo para pular.

o grafico nao eh muito bom e o jogo nao traz muita diversao, deixa muito a desejar.

Mais pra frente foi lancado no super nintendo outro jogo. O X-men Mutant Apocalypse.

Dessa vez com belos graficos, uma vista lateral, mas ainda com apenas 2 botoes de acao, pulo e ataque. Apesar disso o jogo eh bem divertido.

Voce pode fazer algumas combinacoes de golpes, assim, soltando poderes e ataques diferentes.

Nessa versao voce pode jogar com o Cyclop, o Wolverine, o Fera, o Gambit e a Psylocke onde cada um tem sua fase especifica.

O jogo traz um bom nivel de dificuldade, instigando os jogadores a continuarem jogando, alem de que quando voce morre voce pode escolher outro heroi, jogando em sua respectiva fase.

Cada heroi tem 2 vidas, mas outras vidas podem ser encontradas durante as fases.

Entao eh isso ae. Pegue seus gibis, vista seu uniforme de super heroi e divirta-se com X-men.

Age of Empires 2



Existem no mercado inúmeros jogos de estratégia, que são aqueles onde você cria construções e faz determinadas unidades de trabalho e ataque em cada uma das casinhas. De grosso modo, o objetivo geral desse tipo de jogo é administrar os recursos disponíveis na fase para fortalecer sua economia, evoluir as tecnologias e criar um exército eficiente que consiga destruir as forças inimigas.

Esse jogo foi lançado em 1999 pela Microsoft, e logo de cara já chamou a atenção pelo tamanho das contruções, bem maiores do que as disponíveis nos jogos da época. O formato de jogabilidade foi mantido bem parecido com o Age of Empires 1, mas o jogo passou a ser bem mais completo, cheio de guerreiros e construções diferentes e bem equilirado.

Estão disponíveis para escolher diversos povos, entre os vikings, astecas, hunos, mongóis, celtas, entre outros que habitavam nosso planeta na ERA DOS REIS. Algumas de suas construções são características de acordo com os costumes de cada povo, e um guerreiro específico e único de cada nação pode ser criado para desequilibrar a batalha com uma tática que o oponente não possui.

Uma coisa muito importante para jogos de estratégia é deixar o jogo equilibrado. Seria chato se existisse algum guereiro que não tivesse ponto fraco. Mas nesse jogo, você deve ficar atento ao seu inimigo para fazer um exército que seja eficaz contra suas forças. Por exemplo, cavalos são rápidos e fortes, porém são totalmente vulneráveis quando o inimigo usa um lanceiro, arqueiros são eficazes em ataques à distância e atrás dos muros, mas são fracos no corpo a corpo, catapultas acertam um grande número de guerreiros mas são facilmente destruídas de perto, e assim por diante.

Os recursos que você tem na fase são: ouro, pedra, madeira e alimentos. Para coletálos, você deve fazer trabalhadores e construir estruturas de trabalho perto da onde tem os recursos, e no caso da comida você pode pecar, caçar e matar ovelhas, mas o que se torma mais eficiente a medida que o tempo vai passando é cultivar fazendas. E esses recursos não são infinitos, e tem uma hora que o ouro simplesmente acaba, então você deve construir um comércio e realizar tocas com algum item que você tem de sobra, por exemplo, trocar madeira por ouro, mas não vai achar que é fácil, a lei de oferta e procura está bem explicita nessa obra, e quanto mais você precisa de algum recurso, mais caro ele fica.

A maneira mais divertida de botar na prática suas táticas de guerra é lutar em multiplayer. Esse jogo comporta até 8 players, cada um com sua base e exército. Você pode fazer alianças com seus aliados, acordos comerciais, troca de recursos e até com binar ataques simultâneos para aniquilar um adversário.

Muita espectativa foi criada em cima do lançamento do Age of Empires 3, mais quando os jogadores mais críticos tiveram contato com esse jogo, se decepcionaram, por não ser um jogo muito equilibrado, ter um mapa pequeno e não apresentar tantas opções de táticas de guerra nos combates em multiplayer.

Então até hoje, quando se fala em Age of Empires, apesar dos gráficos antigos, a segunda versão é a que vem em nossa mente, por ser um jogo bem completo e muito bem resolvido podendo explorar várias áreas do que se tinha em guerras na idade média.

James Bond

Way of the Samurai 3



Dando sequência ao sucesso da séride de luta de guerreiros orientais chada Way of the Samurai, que fizeram fama no playstation 2 por retratar um cenário aberto e estilos diferentes de combate, agora está presente na nova geração de video games a sua terceira Edição, que por conhecidência chama Way of the Samurai 3.

A produtora desse jogo é a Acquire, responsável pela criação dos jogos Tenchu e Shinobido... QUAL???

Bom, o seu personagem pode ser um jovem aprendiz das artes nipônicas ou um veterano bem treinado, assim como as outras versões do jogo. Ao passar do tempo você vai se confrontar com 3 grupos diferentes que lutam por seus objetivos, uns são agricultores, outros guerreiros Fujimori e os temidos saqueadores.

O jogo procura mostrar uma realidade grande nas possibilidades que o guerreiro tem de interagir com os outros personagens, e seu comportamento influencia diretamente tudo aquilo que vai acontecer a seguir. Por exemplo, se você atacar aldeões indefesos, seu caráter vai se tornando maligno e as pessoas vão te tratando de uma forma diferente até que isso se torne irreversível, mas também é possível ser um cara honrado e ordeiro e ajudar o menos favorecidos.

O estilo de combate, olhando rápido, parece que é aquele velho conhecido onde você desfere golpes nos oponentes de qualquer maneira e pronto, bota ele no chão. Mas aqui a coisa não é assim não. Você terá mais de 100 opções de armas e deve utilizar a vantagem tática que cada arma te dá. Uma coisa muito utilizada nesses combates é a defesa, e as diferentes artes utilizadas por samurais devem ser respeitadas, como ataques com a espada em cima da cabeça, ataques laterais e assim por diante. Além de tudo suas armas podem ser melhoradas, levando pra um ferreiro.

Os gráfico são bem atraentes, com modelagens e texturas legais nas florestas e campos que você vai passar, e na maioria das vezes a iluminação é bem clara, explorando bastante os efeitos do sol nas diferentes horas do dia.

Alguns minigames também estão presentas na obra, dando uma complementada na diversão, que pode ser conferida no Playstation 3 e XBOX 360.

Se o seu negócio é uma boa luta de espada cheia de estratégia e também admira as tradições orientais, existe uma probabilidade até que grande de você se divertir de montão com o Way of the Samurai 3.

The Avengers



Certo dia Iron Man e Vision infrentam o maligno Mandarin, mas sao derrotados e aprisionados por ele. Entao Capitao America e Hawkeye vao ate o fim para resgatar seus parceiros.

Mas voce deve estar se perguntando.. Quem eh esse Vision?

Eh um android construido para batalha, hoje conhecido por esse design..

Hmmm... Agora eu sei quem eh!

Esse jogo eh Capitao America e os Avengers, lancado para o Nintendinho.

Nele voce pode jogar com o Capitao America ou com o Hawkeye, sendo que cada um tem suas vantagens, como o Hawkeye que pode atirar pra cima e diagonais, e o Capitao america que avanca com seu escudo pra cima do enemigo.

Nas fases tem varias dessas capsulas, que quando voce bate nelas, elas podem te dar energia, vida e outras coisas, mas apenas em uma delas voce vai encontrar a bolinha branca, e soh depois de pegar essa bolinha branca que voce vai poder sair da fase.

Entao eh melhor nao deixar nenhuma capsula pra traz, se nao, vai ter que voltar tudo pra encontrar a saida!

Alem disso, o jogo tem o modo Arcade, podendo competir em lutas rapidas.

Mais pra frente foi lancada outra versao para o Super Nintendo.

Nesse jogo voce pode jogar com os 4 vingadores: Capitao America, Iron Man, Hawkeye e Vision, mas tambem pode jogar com todos ao mesmo tempo, basta juntar mais 3 amigos e 1 adaptador de controles.

A coisa fica meio confusa com tanta gente na tela, mas vale a pena pela diversao.

Entao eh isso ae. Pegue seus Gibis, suas miniaturas de super-herois e divirta-se com Capitao America e os Avengers.

Dig Dug



1982. Ano de copa do mundo. Ano em que o Brasil era o favorito, mas quem leva o titulo eh a Italia, em uma vitoria de 3x0 contra alemanha.

Apesar disso, 1982 foi um ano glorioso, pelo nascimendo do classico DIG DUG para os fliperamas!

Afinal futebol eh coisa do passado... O negocio eh jogar video-game.

Esse jogo tem uma historia incrivel, da soh uma olhada.



Bom.. a historia nem eh tao incrivel assim, mas sem duvidas que esse jogo virou um classico.

Jogado nos fliperamas, no atari, no nintendinho e agora no X Box, onde traz uma versao com graficos mais bonitinhos, mas com o mesmo bom e velho joguinho, com as mesmas fases e os mesmos objetivos.

Refazer os graficos do jogo eh o tipo de coisa que parece inutil, mas ja da um brilho nos olhos dos jogadores, dando mais vontade de jogar.

Seria muito bom se fizessem o mesmo com o Age of Empires 2, que eh, na minha opiniao, um dos melhores jogos de estrategia, mas quando lancaram sua terceira versao, mudaram totalmente o jogo, o que me decepcionou muito.

Mas chega de age of empires, estamos falando de DIG DUG.

Nosso personagem eh praticamente um escavador que caça dragoes e bolas vermelhas inflando-os ateh esplodirem, ou mesmo derrubando pedras em suas cabecas, para que nao subam a superficie.

Parece ser muito simples matar esses monstrinhos, mas nao. Eles vao de um lado para o outro, e ateh atravessam a terra. Eh bem dificil, mas treinando voce pega o jeito.

A musica desse jogo eh um tanto quanto diferente. Ela soh toca quando o personagem anda. Uma ideia meio estranha, porem orinal. Isso te motiva a nao ficar parado, ir atraz dos seus inimigos.

Entao eh isso ae. Pegue sua escavadeia, sua pah e corra para o video game e divirta-se com DIG DUG

Excite Bike



Criado em 1984 para o nosso querido Nintendinho chegou a ser considerado um dos melhores jogos de moto cross do console.

Nesse jogo voce eh um motociclista com muitas rampas, pulos e tombos pela frente, e tem como objetivo terminar a corrida dentro das 3 primeiras posicoes, para poder passar de fase e correr em outras pistas.

O jogo contem 5 pistas diferentes, onde voce pode correr contra outros participantes, ou sem eles, correndo totalmente sozinho na pista, onde seria avaliado apenas o seu tempo de prova.

Alem dessas modalidades voce tambem pode criar sua pista do jeitinho que quiser, com quantas rampas e obstaculos desejar, podendo correr nela com ou sem oponentes.

Sao poucos jogos que te dao essa liberdade de criar as proprias fases, isso deixa a obra muito mais interessante e divertida, porque como dizia minha voh.. quer fazer direito.. faca medicina... ehh... acho que nao era bem isso..

..enfim!

O grande desafio dessas pistas eh ficar de peh... sao tantas rampas somadas com tanta velocidade que resulta em tantos tombos...hmm.. da quase um calculo de matematica...

E a musica desse jogo?!?

A musica eh muito... eh... musica?? que musica??

Essa bela obra soh tem musica na introducao. Durante toda a corrida voce tem que aguentar o som do seu motor zunindo em seus ouvidos. O que eh bem importante, porque durante a corrida vc tem um botao para acelerar e um para super acelerar, mas essa superaceleracao esquenta o motor, e aumenta o barulho. E se esquentar muito a moto encosta para dar uma esfriada. Assim voce perde muito tempo esperando e acaba ficando para traz.

Entao eh isso aee. Pegue seu capacete, suas luvas, sua jacketa de couro e divirta-se com Excite Bike!

tetra 80

penta 103

hexa 130