sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Star Control 3

Já vou avisar que não vou economizar elogios e qualidades desferidas a este incrível, carismático, enigmático, porém pouco valorizado jogo chamado Star Control 3.

A história se baseia na época futura onde os humanos estão colonizando o universo e sua nave é a última que restou após uma sabotagem na nave-mãe dos terráqueos que resultou em uma explosão, dizimando a nossa espécie.

Logo de cara está presente uma trilha sonora simples e sinistra que faz você entrar no jogo e fica querendo a cada segundo saber mais segredos sobre o universo e vai conhecendo cada raça e cada canto do Espaço.

Você tem um ajudante que chama ICON. El é um robô que te auxilia nas missões dizendo de onde estão chegando mensagem, te alerta de perigos e te dá dicas quando você pergunta, isso se ele estiver de bom humor.

Por falar em humor, você é quem escolhe o estilo de retórica que vai usar com os extraterrestres. Você pode ser cordial e tratar todo mundo bem, mas isso fará com que você seja chamado de bunda mole por algumas espécies mais violentas. Ou você pode optar em ser rebelde, boca suja e sair tirando sarro da cara de todo mundo. Essa parte das conversações estão presentes quando você encontra alguma nave ou uma colônia de alguma raça, daí o porta voz da espécie vem falar com você e você clica na fala que julgar mais viável.

Para se locomover de um planeta para o outro, você vai consumindo combustível, e esse combustível acaba. Então você deve colonizar vários planetas que tenham recursos que possam ser sintetizados em naves, combustível ou energia. Então a dica é ter uma base a cada canto do universo para nunca ficar travado em algum sistema perdido.

Ao passar do tempo você vai conquistando aliados para a Aliança da qual você é o capitão e deve convencer cada uma das raças alienígenas que ao ser lado eles estarão seguros contra as forças dos terríveis vilões que tentar escravizar povos desprotegidos.

É bem importante carregar com você algumas naves dos aliados, pois cada nave tem 2 ataques diferentes e são eficazes uma para cada estilo de combate, então quando você for atacado, você deve analisar quais são as vulnerabilidades das naves inimigas e contra-atacar com algo que te dê vantagem.

Alguns Ets serão bem amigáveis e fiéis e outros serão de difícil convivência, sendo que ao desenrolar do jogo alguns vão te trair, roubando suas informações, outros vão tentar te enganar, com técnicas parecidas com o cavalo de Tróia e alguns Ets burros cabeça dura não vão aceitar o fato de você tentar livrá-los das garras da força Espacial do Mal (eu to chamando de força espacial do mal porque eu não lembro o nome direito... acho que era Hegemonia Krux, mas não tenho certeza.

Eu recomendo que você salve o jogo de vez em quando, porque se você não for muito atento o jogo pode trazer surpresas desagradáveis, como por exemplo um Grupo chamado Daktaklakpak, que não é muito confiável certa vez te dá um presente que segundo ele vai fazer com que sua nave tenha o repertório de novos planetas atualizados. Mentira! Se você acoplar este dispositivo em sua nave, ela explode e pronto, Game Over!

Era muito gratificante encontrar a cada momento um raça diferente e conhecer um pouco de suas características, bom, eu vou contar um pouquinho de cada um Pra vocês:

- Primeiro os humanos, que até por uma questão de bom senso são fiéis a você e te tratam muito bem, te chamando de capitão e sempre se empenhando em te trazer o maior número de informações possíveis.

- Os Chmm, criaturas em forma de cristal que se comunicam nem imagino como, mas eles tem uma tecnologia muito grande vistas principalmente em sua máquina de guerra chamada Avatar, com fortes ataques de raio, mas eles causam problemas por não gostarem muito de outras raças que são suas aliadas.

- Os Doogs, coitadinhos dos Doogs. De cara eles parecem fortes máquinas de matar, mas quando você conversa com eles você tem a impressão que eles são fãs das Meninas Super Poderosas. Vale também lembrar que eles não tem muito QI e são facilmente manipulados pelos vilões do jogo.

- Os Harika e Yorn. Sim, são duas raças. Os Harikas são representados por esse guerreiro com cara de dinossauro, e os Yorns são esses ratinhos de bolso que os Karika usam para suas refeições.

- Os Heralds, eles são.... ehh.... Não sei... Deixa eu confessar uma coisa pra vocês... Este jogo meu irmão ganhou de aniversário a muuuito tempo atrás e o CD riscou em um local que não deixava você seguir em frente em determinado momento, então eu nunca zerei este jogo... Aiai... Mas um dia eu ainda vou zerar, nem que seja a última coisa que eu faça.

- Os K_tang, q isso?!?!? Nunca vi esse bicho na vida... Por que ele fala tão rápido e tão alto? Eu queria saber...

- Os Kohr-Ah, uma mutação genética de seus aliados que são malvados, poderosos e te culpam por eles estarem geneticamente modificados.

- OS Pkunk, ahhh... Esses sim são bem felizes e bonzinhos! São praticamente os Hippies das galáxias. Eles tem alguns problemas temperamentais, mas visitar os Pkuns sempre te deixa mais tranquilo.

- Os precursores... Ehhh.... Mais um daqueles que não tive a felicidade de conhecer... ele parece uma vaga de 3 pernas misturado com Jacaré... o que que é aquilo das suas costas?

- oS Spathi! Arrggg!!! Até hoje tenho vontade de dar um soco no meio do olho desse Spathi! Seus traidores! Esse camarão com um olho gigante te causa muitos problemas!

- Os Utwing, são criaturas confiáveis e se mostram bons aliados até o fim da jornada, pelo menos até o fim onde eu cheguei.

- Os Vux! Argg! Outra desprezível raça que é espiã da Hegemonia Krux e usa suas naves contra você quando eles são descobertos. O problema é que suas naves são muito fortes e desequilibram o combate.

- Os Vyro Ingo. Uma espécie de caranguejo misturado com escorpião. Eles não tem nenhum senso de humor e são malvados. Fora que eles sentem nojo dos humanos pelo fato da parte esponjosa de nosso corpo ficar do lado de fora.

- Os Arilou, Uhhhhnnnhhh... Nem me lembre dos Arilou. Eles tinham essas cara de bonzinho mas é isso mesmo que me dava medo! Fora que eles não falavam nada com nada e ficavam mexendo o cérebro enquanto conversa com você. Ahh... Terrível.

- E por fim os Daktaklakpak, que são as criaturas que mais atrapalham no jogo todo, ficam te incomodando, isso quando você entende o que eles falam e fora que sua nave tem propriedades de se comportar como sanguessugas.

Bom, existem mais algumas raças que você terá o prazer de conhecer sozinho e cada vez que você encontra um desses povos é uma surpresa no meio do vasto, sombrio e silencioso universo.

Eu não sei te dizer exatamente o que tanto me cativou nesse jogo, mas a tempos eu espero uma continuação ou algum título similar, pena que sua produtora faliu e eu nem imagino se alguém tem em mãos o poder de continuar com esse clássico.

O que me resta é lembrar dos bons momentos na frente do jogo e esperar que alguém continue esta aventura ou faça algum jogo que nos permita mergulhar e entrar de cabeça em um universo como essa incrível série Chamada Star Control.

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