sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Age of Empires 2



Existem no mercado inúmeros jogos de estratégia, que são aqueles onde você cria construções e faz determinadas unidades de trabalho e ataque em cada uma das casinhas. De grosso modo, o objetivo geral desse tipo de jogo é administrar os recursos disponíveis na fase para fortalecer sua economia, evoluir as tecnologias e criar um exército eficiente que consiga destruir as forças inimigas.

Esse jogo foi lançado em 1999 pela Microsoft, e logo de cara já chamou a atenção pelo tamanho das contruções, bem maiores do que as disponíveis nos jogos da época. O formato de jogabilidade foi mantido bem parecido com o Age of Empires 1, mas o jogo passou a ser bem mais completo, cheio de guerreiros e construções diferentes e bem equilirado.

Estão disponíveis para escolher diversos povos, entre os vikings, astecas, hunos, mongóis, celtas, entre outros que habitavam nosso planeta na ERA DOS REIS. Algumas de suas construções são características de acordo com os costumes de cada povo, e um guerreiro específico e único de cada nação pode ser criado para desequilibrar a batalha com uma tática que o oponente não possui.

Uma coisa muito importante para jogos de estratégia é deixar o jogo equilibrado. Seria chato se existisse algum guereiro que não tivesse ponto fraco. Mas nesse jogo, você deve ficar atento ao seu inimigo para fazer um exército que seja eficaz contra suas forças. Por exemplo, cavalos são rápidos e fortes, porém são totalmente vulneráveis quando o inimigo usa um lanceiro, arqueiros são eficazes em ataques à distância e atrás dos muros, mas são fracos no corpo a corpo, catapultas acertam um grande número de guerreiros mas são facilmente destruídas de perto, e assim por diante.

Os recursos que você tem na fase são: ouro, pedra, madeira e alimentos. Para coletálos, você deve fazer trabalhadores e construir estruturas de trabalho perto da onde tem os recursos, e no caso da comida você pode pecar, caçar e matar ovelhas, mas o que se torma mais eficiente a medida que o tempo vai passando é cultivar fazendas. E esses recursos não são infinitos, e tem uma hora que o ouro simplesmente acaba, então você deve construir um comércio e realizar tocas com algum item que você tem de sobra, por exemplo, trocar madeira por ouro, mas não vai achar que é fácil, a lei de oferta e procura está bem explicita nessa obra, e quanto mais você precisa de algum recurso, mais caro ele fica.

A maneira mais divertida de botar na prática suas táticas de guerra é lutar em multiplayer. Esse jogo comporta até 8 players, cada um com sua base e exército. Você pode fazer alianças com seus aliados, acordos comerciais, troca de recursos e até com binar ataques simultâneos para aniquilar um adversário.

Muita espectativa foi criada em cima do lançamento do Age of Empires 3, mais quando os jogadores mais críticos tiveram contato com esse jogo, se decepcionaram, por não ser um jogo muito equilibrado, ter um mapa pequeno e não apresentar tantas opções de táticas de guerra nos combates em multiplayer.

Então até hoje, quando se fala em Age of Empires, apesar dos gráficos antigos, a segunda versão é a que vem em nossa mente, por ser um jogo bem completo e muito bem resolvido podendo explorar várias áreas do que se tinha em guerras na idade média.

Nenhum comentário: