segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Empire Total War



Imagina um jogo grande. Agora um maior. agora um gigante pra caramba! Agora sim podemos falar desse simulador de guerra chamado Empire Total War.

Esta obra está presente apenas para os computadores, porque você já deve saber que jogo administrativos de estratégia não combinam com video games pela dificuldade dos controles. Então, pra começar esse jogo é grande pelo tamanho em gigas, que pesa quase 12 de instalação.

Se você não conhece, esta aventura militar é continuação do Medieval Total War, que por sua vez era continuação do Rome Total War. Agora você combate seus inimigos na época de 1700, mais ou menos na época do filme "O Patriota" onde as batalhas eram disputadas em fazendas, com espingardas que demoravam muito para serem carregadas, canhões e também não tinha como evitar a boa e velha guerra usando cavalos e espadas.

Esse jogo tem 2 estilos básicos, o administrativo e o combate. No administrativo você cuida de suas capitais usando seus recursos para desenvolver suas tecnologias e aumentar o seu exército, tendo também que assinar acordos com outras nações para realizar trocas comerciais e assim melhorar sua economia. Um outro aspecto importante são as alianças. Você tem q andar na linha para conseguir prestigio de povos para ser seus aliados, mas se você cometer um deslise e atacar algum povo sem aviso prévio, as demais nações podem achar que você é um traidor e vão começar a boicotar as alianças comerciais e vão entrar em guerra com você. E acredite, não é uma boa idéia aquela história de jogar você contra todo mundo, sendo que seus aliados podem oferecer forças militares caso seja necessário.

No estilo de combate você se torna o comandante do exército que foi criado anteriormente. As batalhas são grandiosas podendo ter bem mais de dois mil homens lutando ao mesmo tempo. Quando você pega o adversário no meio do caminho, a guerra se passa no meio de fazendas, e se você atacar uma cidade, poderá usar como parte da estratégia as casas econstuções do cenário, posicionando seus homens na janela para atacar os inimigos lá fora.

Agora algo que revolucionou nesta versão é o combate de barcos, já que essa é a época das embarcações, grandes descobertas de novas terras e até piratas, esse tipo de combate não poderia faltar. Construindo os navios no porto, você poderá viajar por le para todo o mapa, desde que algumas regiões te dêem permissão.Assim você pode ficar livre para atacar com os navios ou desembarcar em outros locais. Se você optar por atacar com os navios, terá um divertido e competitivo combate em águas profundas. O capitão deverá posicionar a lateral de seu barco em direção do inimigo e atirar, em seguida, deve rapidamente girar o barco para deixar os canhões do outro lado na mira do inimigo, equando os anteriores recarregam.

Tanto no combate por terra como pelo mar, você pode optar por deixar o computador resolver sozinho a batalha, não perdendo tempo com uma guerra que pode durar mais de uma hora.

Este jogo também é grandioso em relação ao peso dos gráficos, que exigem uma placa de vídeo muito poderosa para botar na tela o movimento de milhares de combatentes e também é lento para passar o turno, exigindo muito do processador para computar os movimentos e ações de seus inimigos. Sem querer desanimar, mas passar o turno pode levar horas.

Se você for um kra apaixonado por estratégia de guerra, esse é um jogo que realmente pode fazer as horas passarem sem você nem notar, mas não esqueça, seu computador tem q ser tão poderoso quanto o seu exército para rodar bacana o Empire Total War.

Nenhum comentário: