segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Command & Conquer - Red Alert 3



Desde a década de 80 o Command & Conquer foi o responsável por representar os jogos de estratégia com armas de fogo, e sempre fizeram bem o seu papel, passando por histórias viajadas com a presença de extra-terrestes e também em histórias mais reais, contando a história da segunda guerra e também os conflitos com o Oriente Médio.

Essa franquia desde o início contextualizou suas missões, narrações e histórias com videos de combatentes e comandantes ordenando os objetivos, e essa fórmla está presente até hoje.

A versão atual é o Red Alert 3, que tem uma história digna de filme de ficção científica meio trash... A união Soviética está perdendo forças no combate com os Estadunidenses e resolve apelar para uma solução nada convencional. Eles constroem uma máquina do tempo e voltam até a data em que o físico Albert Einstein estava dando uma de suas palestras. Então os Russos assassinam o Einstein para que os Norte Americanos não tenham no futuro armas nucleares.

Quando os Russos voltaram para o presente, perceberam que deu certo, mas tiveram algumas surpresas, principalmente com os japoneses, que por não terem sido dizimados com a bomba em Hiroshima, estão com um forte poder militar e desenvolveram armas no mínimo diferentes, com samurais portadores de sabre de luz, intelectuais com poderes psíquicos e outras coisas como ursos de armadura.

Bom, falando do jogo em sí, ele segue o padrão dos antigos Red Alert com gráficos em 2D, bem coloridos e com uma jogalilidade intuitiva pra aqueles caras que já estão familiarizados com o gênero. Os gráfico chamam bastante a atenção por serem beeeem coloridos e contrastados, parecendo um jogo de criança.

O Command Conquer tem algumas particularidades pros mais intendidos de jogos de estratégia. Primeiro é que não existe limite de população, então você pode contruir muitos, mas muits carinhas mesmo e efetuar um ataque gigante. Outra coisa é que se trata de um jogo mais de ataque do que administrativo. Se você é aquele cara que gostra de construir uma base bem protegida e impenetrável, pode se frustrar, porque além dos aviões com bombas e mísseis, muitos estilos de bombas estão disponíveis e podem fazer sua base virar pó a um piscar de olhos. Mas se formos pensar bem, isso não deixa de ser uma realidade nos dias de hoje, porque os países militares, todos eles tem bombas e se hoje existisse uma guerra mundial, o combate seria muito mais com mísseis do que com enfantaria. É... bons tempos aqueles de cavalo, espada, escudo e arco...

Então, no single player na verdade você joga as missões com um aliado, seja ele um jogador de verdade ou o computador que divide a base com você, mas um ponto negativo do modo principal é que ele te deixa meio preso com as missões, te indicando o que é que você deve fazer e qual arma deve usar.

Quem gostou dos antigos Red Alert deve dar uma experimentada nesse jogo, se você tiver a cabeça bem aberta para novidades e gostar de ficção científica, tem grandes chances de gostar dessa obra, mas se você é um pouco conservador em relação à guerra, pode ficar frustrado com tantas esquisitices tecnológicas que estão presentes no Command Conquer Red Alert 3.

3 comentários:

snak3_4ever disse...

Oba! Arthur não sei se aki posso pedir matérias pra vcs mas pede pro Thiago ou até vc mesmo fação uma matéria sobre o Game "Comix Zone" pra Mega Drive é um jogo excelente e tem a maior sonzeira ia ser legal se o Thiago tira_se o tema dele na guita!

snak3_4ever disse...

Ah esqueci de comentar sobre a matéria do Comand & conquer, fikou muito boa deu até vontade de joga_lo, Parabéns!

Anônimo disse...

Seu site é ótimo, parabens!