segunda-feira, 9 de novembro de 2009

GTA 4



O GTA é e sempre foi um jogo movido a polêmicas. Logo pelo seu nome, grande ladrão de automóveis, já dá pra perceber que 2 inimigos esse game já ganhou: Os policiais e os pais, se sempre encucam com os filhos que querem jogar este clássico.

O primeiro jogo da série trazia um simples gráfico com uma visão de cima e você saia pela rua com seu carro fazendo barbaridades pelo trânsito, mas o jogo que realmente fez suceso e elevou o nome da série foi o GTA2.

Esse é um bom exemplo de como um jogo em 2D pode ser divertido. Bom, não era tudo em 2D, os prédios obedeciam de leve uma perspectiva de profundidade e davam o seu toque de inovação em terceira dimensão.

Nessa edição o jogo já ironizava dizendo: "Se lembre, respeito é tudo!" mas era bem fácil encontrar armas de destruição em massa pelas ruas e também sair roubando o carro que for de seu maior agrado.

Uma idéia bacana que surgiu nesse clássico foram as gangues. determinados locais da cidade eram comandados por gangues que tinham seus uniformes e carros personalizados. Você ia então adquirindo moral com as gangues fazendo missões que eles pasavam pra você.

Depois de muitos anos parado o GTA apareceu com a versão 3D, que contou com várias versões ressussitando o prestigio da série e trazendo muito lucro pros cofres da produtora, mas não vamos falar dessa versão porque eu não quero. Vamos pular direto pro GTA4!

Com a chegada na alta definição, o GTA fo obrigado a se reenquadrar e apresentar um jogo novo e com gráficos e movimentos bem melhores que os já conhecidos.

Mas para mostrar que tem um nível alto, os produtores de GTA colocaram no jogo toda a sua experiência e vontade de fazer cinema retratando logo de cara uma história cativante e diálogo bem construídos entre os peronagens, isso tudo contando com uma ótima fotografia de cenas e vovimentos fiéis das bocas dos protagonistas.

A história se passa em torno de Niko Bellic, um ex-soldado europeu que vai pra América para mudar de vida e tentar ganhar grana de uma maneira digna. Ele aceita o convite de morar com seu primo Roman mas percebe que ele está envolvido até o pescoço com o mundo do crime. Daí em diante é com você. Você tem 2 escolhas. Ligar o jogo todos os dias e ficar olhando para as paredes ou sair roubando carros e completando as missões mais ilegais possíveis.

A relação entre os personagem parece bem humana e real, criando uma afinidade com seu primo e até uma namorada. E o jogo reforça essa intimidade com opções informais, tendo a possibilidade de ligar para sua namorada convindando pra uma partida de boliche ou sinuca.

Os cenários apesar de não ser o maior já feito para o GTA, é sem dúvida o mais complexo. Existem muitos detalhes pra que você explore cada canto do mapa. Os figurantes também estão bem reais, além de serem muitas pessoas diferentes modeladas, cada uma delas tem uma maneira de reagir com determinado confronto. Alguns são valentes, outros medrosos, outros preocupados, atrapalhados e tudo mais

Os carros estão muito bem modelados e é mais fácil de dirigi do que nas outras versões, além de mais fiéis quanto a velocidade e manobras. O sistema de GPS também mudou. agora ele te indica no mapa o menor caminho até chegar onde você determinou.

Além de um monte de coisa bacana, outra que se destaca é a opção de jogar online, algo que a muito tempo era sonhado pelos fãs da série. Agora além da cidade ter apeas um cara alucinado e sem controle como você, ouras pessoas também saem furando sinais vermelhos e causando o caos em outros cantos da cidade, ganhando muito em experiência real na série.

Este é um jogo que honra a sua tradição por manter as coisas que fizeram sucesso e adicionar muitos elementos que só vem a somar para a história do Gran Thief Auto.

Nenhum comentário: