sábado, 7 de novembro de 2009

Ilha dos Macacos



Poucas vezes um herói de video game tem carisma o bastante para não ser esquecido. É que acontece com esse pirata loiro e atrapalhado aí chamado Guybrush Treepwood, que se auto-denomina um "Perigoso Pirata". Como já dizia a minha vó, cão que ladra não morde, e esse aí além de não ser nada perigoso, tem umas manias estranhas para um pirata, como por exemplo ter pavor à porcelana...

Criado pela Lucas Arts, empresa que gosta de fazer jogos de aventura como o Fulltrotle, Grim Fandango e outros, Esse jogo começou bem simplesinho nos videogames de 16 bits mas com os aspectos que fazem sucesso até hoje: que são as conversas sátiras e engraçadas do peronagem principal, misturado com puzles, que são quebra-cabeças e minigames que você deve desvendar pra poder seguir em frente no jogo.

Tem gente que acha esse estilo de jogabilidade meio monótona, talvez pelo fato de que não tem como perder. O que acontece quando você não sabe o que fazer, é ficar parado, ou melhor, procurando e procurando como é que desvenda o enigma atual.

Os personagens desse jogo são bem caricaturados e eles voltam a cada versão, o que é bacana quando o jogador segue a série, porque você vai sabendo as manias de cada um, o que ajuda a deixar a obra mais comédia.

A versão que mais fez sucesso nos computadores é "A Maldição da ilha dos Macacos" que é a versão 3 do jogo. Nela os gráficos apesar de ser em 2D, era bem trabalhado e dava aquela gostosa sensação de um mundo pirata cheio de aventuras. Nessa versão, pra variar, ele fica o jogo todo tentando resgatar a sua noiva das garras do pirata Zombie LeChuck.

Depois foi lançado a versão 3D, que é "A Fuga da Ilha dos Macacos". Nessa versão o nosso querido herói Guybrush Treepwood está casado com Elaine, e logo depois da Lua de Mel eles descobrem que foram considerados mortos... Então o pirata desastrado vai atras dos esponsáveis e gasta suas frases pra provar que ele está vivo.

E a versão atual do jogo chama-se Tales of Monkey Island, Os Contos da Ilha dos Macacos, que estão divididos em 5 capítulos para os Computadores e Nintendo Wii. Agora o até então pirata Zombie LeChuck volta a ser um humano, e a sua essência maldosa passa para a mão de Guybrush. Ou seja, um Pirata que mal sabia se cuidar sozinho agora tem uma mão com vontade própria... Eiaiai... Pra variar o tal do LeChuck raptou elaine e o nosso herói vai resgatá-la das maneiras mais improváveis possíveis.

O que é meio estranho nesse tipo de jogo é que não existe muito lógica e as vezes você acaba desvendando um enigma na sorte, combinando 2 objetos que você vamais saberia que poderiam ser úteis quando utilizados juntos, mas acaba dando certo e as ações vão se desenrolando, mas mesmo assim, é um jogo muito engraçado e divertido que vai te deixar com vontade de viver a época dos piratas.

Nenhum comentário: