segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Civilization

O Civilization sempre foi um jogo meio complicado de estratégia, apenas para computadores. Ao contrário de jogos clássicos como Age of Empires e Warcraft que você tem que correr contra o tempo e deve atacar o seu adversário antes que ele o faça, o Civilization trouxe uma aventura bem administrativa travada por turnos, ou seja, quando chega na sua vez, você administra seu império, movimenta suas tropas, faz seus ataques e depois que terminar, passa o turno para o seu oponente jogar, assim como num jogo de xadrez.

O seu exército também não se movimenta de forma real, pois como o que mais vale no jogo é o seu conceito, os guerreiros estão ali apenas para ilustrar a batalha, e se fazem de maneira totalmente desproporcional em relação às construções e aos mapas.

Agora quando se trata de administração, você tem um prato cheio, podendo comandar diversas áreas dentro da sua civilização, como a militar, política, ambiental, financeira, cultural, entre outras. Existe até uma espécie de conselho, que como o nome já diz, te dá conselhos de sobre a maneira que você deve comandar, mas tenha cuidado que todos tentam puxar sardinha para o lado deles. Enquanto o chefe cultural estará pedindo recursos para a construção de um teatro, o comandante militar dirá que isso é bobagem e o importante é investir em armamentos para acabar com a ameaça inimiga!

Nos últimos anos o Civilization foi se adaptando e já está moldado de uma forma mais atrativa para os jogadores normais, facilitando muito a jogabilidade, deixando os comandos e ações mais simples e sem deixar de ser complexo e cheio de coisas para fazer.


O fato de ser um jogo que sempre necessitou de mouse, pelas várias funções presentes na tela, deixou esta série fora dos videogames por muito tempo. Mas agora com a grande preocupação da pirataria e a migração dos jogos para os videogames, o Civilization teve que participar dos consoles de nova geração, talvez até por uma questão de sobrevivência, mas a alta definição dos videogames e a facilidade implantada de menus e funções, permitiu que a experiência pudesse ser atrativa também com os controles.

Nenhum comentário: