segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Softkinetic - Nova tecnologia

Nos últimos anos além das inovações de gráficos e física nos jogos, a opção de interação com o jogo foi muito estudada e novas formas de participar dos jogos foram estipuladas.

O grande incentivador da tecnologia é o Nintendo Wii, que utiliza o seu controle das formas mais variadas possíveis.

No Playstation 3, já é padrão para vários jogos a opção de virar o carro apenas rotacionando o controle e em jogos de aeronave, existe a opção de movimentos em 6 eixos, deixando totalmente de lado os velhos direcionais analógicos.

Existe um grupo de desenvolvedores chamado SoftKinetics. Esse criou uma tecnologia que utiliza uma câmera e identifica no corpo do jogador quais são as articulações de braços, pernas, cabeça e elementos da face, assim, ele projeta virtualmente os seus movimentos dentro do videogame, e tudo isso instantaneamente.

Neste simples jogo de corrida da caveirinha, através de sua movimentação de mãos, o sistema sabe se você está mudando de direção, como se estivesse andando de moto, e quando você pula na vida real, esse movimento é transmitido também para o jogo da mesma forma já explicada.

Quem te olha de longe deve realmente achar que você está ficando louco ou vive em outro planeta, mas esse angelical movimento de bater de asas é a maneira correta de se manter estável no ar. O programa associa o seu braço com as assas desta máquina de voar, então quando você desce o braço, o deslocamento de ar permite que você ganhe altitude e a inclinação entre os seus braços ditam a sua direção.

Os jogos de tiro não ficam de fora, com algumas configurações para você aprender a andar mesmo estando parado, a sua mão aberta em direção à tela corresponde à mão do herói, e quando você fecha a mão, o jogo entende que você deu um tiro e a mão esquerda traça a sua trajetória e também carrega a arma quando você levanta o braço.

Estes tipos de pesquisas e inovações contribuem muito para entrarmos literalmente no mundo virtual, tanto para entretenimento quanto para estudos muito úteis que não vem ao caso comentar aqui. Mas o que nós queremos é que os video games fiquem cada vez mais interativos e reais, até que chegue o dia que não existirá mais a divisão entre o real e o virtual.

Nenhum comentário: