terça-feira, 29 de setembro de 2009

Duke Nuken 3D



O Duke Nuken 3D foi um dos primeiros jogos de tiro de primeira pessoa que apareceram nos computadores. Tudo bem que depois ele ilustrou os video games divertindo o maior número possível de jogadores, mas sua terra natal era mesmo nos PCs.

Na sua época, quem fazia sucesso neste estilo era o Doom e o Heretic, e já o Duke Nukem veio superando esses clássicos com uma jogabilidade bem divertida e gráficos melhores.

Se você era um cara que jogava naquela época, deve ter na cabeça um gráfico bem melhor que esse... eh... mas é assim mesmo... Nós ficamos mal-acostumados com os belos gráficos e efeitos de hoje em dia que a gente nem lembra de como era tosco o gráfico antigamente, mas nem por isso deixava de ser divertido! Muito pelo contrário! Eu não lembro de ninguém na época falando: Puxa, que jogo mal feito...

Mas se for pra ser chato, podemos notar hoje que as texturas da parede são extremamente quadriculadas, o jogo é meio lentão, com poucos quadros por segundo e os monstros são bem pouco detalhados.

Muitos jogavam essa aventura quando criança, e não tinham as habilidaes de mouse e teclado que tem hoje. Poucos caras sabiam que o grande lance era desviar dos tiros usando os direcionais para os lados, e não apenas ficar girando no mesmo eixo.

Axistiam muitas armas que poderiam ser usadas pra acabar com os inimigos monstruosos. Desde a pistolinha até armas meio viajadas que tinham uma força bem considerável.

Além dos comuns javalis de 2 pernas que são encontrados o tempo todo, os chefões estão sempre presentes no final das fases, como em um jogo normal, mas algumas coisas saíam da monotonia, como prédios se impludindo e outras coisas que chegavam a te surpreender.

Quem não conhece esse divertido jogo eu recomendo que dê uma boa olhada pra saber de onde tudo começou, assim como fazem os roqueiros que escutam as bandas de antigamente pra saber das origens do rock. Agora se você é como eu que passou várias horas na frente desse negócio, deve ter gostado de relembrar.

Nenhum comentário: