segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Jogos de Tiro



Desde a um tempão atraz existem jogos de tiro com pistolas. Porém nos últimos anos essa opção foi deixada de lado pelos novos video games, deixando o jogador com a opção de jogar com essa arma apenas em lojas de jogos ou instalando seus consoles antigos.

Vamos relembrar alguns pequenos jogos do Nintendinho que são bem clássicos.

Primeiro o Duck Hunt, ou caçador de patos. Nele você tem o objetivo bem previsível de acertar os patos enquanto eles fazem seus vôos desengonçados pelo ar. Assim que você abate o pobre bichinho seu fiel cachorro aparece com uma risada tosca e mostra o pato capturado. A medida que o tempo passa, a velocidade dos patos aumenta, e mais patos vão aparecendo na tela, aumentando assim a dificuldade.

Outro clássico é o Hogan´s Alley, uma aventura de cenário estático bem no estilo de simulações de tiros executados por atiradores em seus treinos. Barrinhas vão aparecendo na tela e você deve esperar que a aparência da pessoa seja revelada para saber se você deve atirar ou não. E a pegadinha é que alguns vilões são parecidos com as vítimas, te forçando a prestar aenção e tomar uma decisão rapidamente. No Hogan´s Halley também tinha um bonus onde você tinha que direcionar a posição de latinhas e alcançava pontos de acordo com o degrau onde você conseguia colocá-la.

Agora um jogo no estilo Velho Oeste onde o importante é a velocidade da sua pistola, ou do seu reflexo é o Wild GunMan, o atirador selvagem. Neste desafio, personagens aparecem na tela e você já visualiza se eles são rápidos ou não, e quando eles chegam ao centro, HÁ, dão um grito para avisar que você já pode atirar. Se você demorar pra apertar o gatilho, ele que acerta em você.

Bacana, mas pensando um pouco mais profundamente, como é que funciona essa pistola? Ela é tão eficaz e é tão antiga... Será que a tela da TV recebe o sinal disparado pela pistola quando você atira? Era isso que eu pensava, mas é exatamente o contrário.

Na verdade a pistola tem um sistema foto-receptor que é sensível à luz, e quando você dá um tiro, você não percebe, mas a tela fica preta e um quadrado branco aparece no lugar onde você teria que atirar. Se a sua arma estiver mirando para o local certo da tela, essa parte branca estará alinhada com a pistola e o video game vai interpretar que você acertou o tiro, agora se a pistola não receber nenhuma luz vinda da tela, é porque você mirou pro lado errado.

Já deve ter uns espertinhos pensando aaahhh, então se eu ligar uma lanterna na frente na pistola, o tiro sempre vai acertar! Errado! O aparelho só mostra o tiro acertado se receber uma intensidade específica de luz, que é emitida apenas pelo monitor do jogo, por exemplo, o monitor emite 2000 lumens e uma lanterna apenas 400 lumens.

Nenhum comentário: