segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Zelda (Snes)



O Zelda é um dos jogos mais bem lembrados de todos os tempos. Enquanto o mundoestava cheio de joguinhos simples, de curta duração e não muita coisa coisa para fazer, aparecia no super Nintendo um rpg bem construido, com gráficos desproporcionais, claro, mas muito bem ajustados para retratar ambientes internos e externos.

Bom, antes do Super Nintendom o Zelda apareceu também em 1987 para o Nintendinho, sendo o primeiro jogo da Nintendo a ultrapassar a marca de um milhão de unidades vendidas na América, e o primeiro cartucho a vir com bateria interna para salvar os jogos. O jogo foi lançado em duas versões de cartuchos: uma dourada e outra cinza. A dourada foi lançada com um número de cópias limitada. Chegou a vender mais de 6,5 milhões de unidades pelo mundo todo.

Tem muita gente que até hoje confunde achando que Zelda é esse herói dechapeuzinho verde, errado, o personagem principal chama-se Link, e Zelda é uma princesa que aparece durante as aventuras.

Bom, no Super Nintendo esse jogo apresentou uma jogabilidade de combate muito bem definida e foi bem aceita pelos jogadores. Ao contrário dos jogos normais de RPG como o Final Fantasy que o hominho ficava caminhando na tela até aparecer um inimigo inesperado e travarem um combate em outra tela, no Zelda você enxergava o inimigo no mapa e tinha que lutar com ele ali mesmo, sem ter surpresas desagradáveis.

Além dos inimigos vivos, o jogo estava cheio de labirintos e enigmas para ser desvendados, que dependiam de itens que tinham que ser adquiridos com personagens ou encontrados no meio do caminho.

Para dar um tom realmente de aventura no jogo, foram acrescentados personagens nas casinhas e no meio do cenário com quem você podia conversar. Esses carinhas te ajudavam com dicas para as missões e deixavam o jogo mais interativo, como em uma história.

É claro que boa parte do sucesso do jogo se atribui ao protagonista ser um elfo! é, igual o Legolas do Senhor dos Anéis. Quem é que não gostaria de ser um elfo, hein?! Hein?! Só eu que queria ser um elfo? Mas então...

Existiam 2 mundos, o mundo da Luz e o mundo da Escuridão. O Mundo da luz era clarinho, olha que coisa... E o da Escuridão exigia que você usasse um objeto encandecente para enxergar os corredores, o que já dava um tom sombrio para o jogo. Viajar pelos 2 mundos era indispensável para abrir passagem em algumas partes da aventura. Este título atingiu mais de 4,5 cartuchos pelo mundo.

Depois desse Famoso Zelda para o Super Nes, a cada novo console da Nintendo, uma nova versão aparecia, sempre inovanto em gráficos e jogabilidade, mas isso já é história pra outra matéria.

É como eu sempre digo, a mistura de elfos, com florestas medievais, espadas, escudos, arcos e RPG com uma forte e empolgante história por trás é uma combinação que não tem erro! E é sucesso desde o comecinho dos video games até hoje.

Um comentário:

Guilekt disse...

Tem certesa que o Link é um elfo???
Jogo zelda desde os meus 3 anos e todos os meus amigos diziam que o Link era um elfo ou doende e eles diziam isto por causa de suas orelhas, e então eu percebi que não só o Link mas a princesa zelda, o Ganondorf e outros personagens tem orelhas pontudas.
Dai fiquei em duvida:Sera que o Link é um elfo?
e suas roupas verdes tambem podem representar q ele é um elfo mas em outros zeldas como no twilight princess(princesa do Crepusculo) o link ganha essa roupa e o espirito da luz diz:essas roupas representam o seu dia de heroi na antiguidade.
Sera que o link é um elfo só por que ele usa roupa e toca verde???