terça-feira, 29 de setembro de 2009

Grim Fandango



Lá no início dos games para computador, foi criado um estilo de jogo, com bastante aventura, quebra-cabeças e muitos toques de bom humor. Uma das empresas precursoras nesse estilo foi a Lucas Artes, famosa por criar o Universo de batalhas intergaláticas dos Star Wars.

Não dá pra falar desses jogos sem citar o fullTrotle, onde o protagonita era roqueiro e cabeludo com sua moto a lá anos 80 e jaqueta de couro com cara de mau. Outro clássico dessa época foi o "The Dig", pouco lembado hoje, mas com importante presença no seu período.

Logo depois foi lançado um jogo que viraria mais tarde um clássico pirata muito divertido e com personagens cativantes e engraçados, a série "Ilha dos Macacos" com o herói de nome esquisito: Guybrush Treepwood, que se auto-denominava um perigos pirata.

Mas o jogo que eu vim pra falar hoje não é nenhum desses, e sim o Grim Fandango, protagonizado pelo agente "Calaveira" que na versão brasileira tem um sotaque Português de Portugal e se mostra um detetive cheio de manias.

Os gráficos são estáticos, continuando com o padrão do estilo, mas dessa vez você controla com mais precisão o personagem em 3D que passeia mais livrevente no mapa. O aspecto escuro e sombrio está presente o tempo todo, talvez pelo fato de todos os carinhas serem caveiras e pelo mesmo motivo, não tem medo da morte e nem de falar sobre ela, o que cria diálogos cômicos para a obra.

Esse é aquele tipo de jogo que na minha opinião não tem muita lógica. Além de você não morrer nunca, porque o jogo não te permite uma ação que te leve a bater as botas, você tem que encontrar objetos em um canto do mundo que vai ser usado só depois de muito tempo com uma combinação maluca que talvez você jamais pensaria.

Apenas caras pacientes deve ingressar nesse desafio, porque para os mais hiperativos a coisa pode parecer meio monótona, mas se você tem tempo de sobra, gosta de aventura, enigmas e bom humor, esse é um jogo que eu realmente indico pra você.

Acho que dá pra perceber que esse jogo apenas está presente nos computadores.

Nenhum comentário: