segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Internation SuperStar Soccer



Os jogos de futebol sempre foram frustrantes nos primeiros video games. Eram de dar raiva de tão ruim que era a jogabilidade e de tão difícil era fazer o seu jogador obedecer as suas vontades.

Mas finalmente em 1994 os jogadores fãs de futebol puderam ter uma experiência jamais vista por eles. um jogo com personagens de uma tamanho razoável que driblava, chutava, corria, e o melhor de tudo, era divertido! O nome dessa febre era International Super Star Soccer. Criado pela produtora Konami, que você já deve conhecer do Winning Eleven.

A Konami sempre foi referência em jogos esportivos desde a época de 80. E se você quer curiosidades, olha aí o primeiro jogo de futebol criado por eles, chamado Konami Soccer para o Nintendinho. O nome também era bem original. Mas repare nos movimentos, tudo parece trabado e em câmera lenta. E olha o tamanho dos jogadores em relação ao campo... Terrível.

Logo depois dele veio a sua evolução, o Konami Hyper Soccer. Já com jogadores menores e uma jogabilidade beeeem melhor que a primeira versão, mas ainda estava longe de ter uma boa jogabilidade e de ser divertido.

Voltando ao International Superstar Soccer, esse sim é um jogo que dá gosto. Em seu auge, muitos campeonatos entre amigos eram executados fazendo a galera passar o dia todo olhando os personagens correndo atraz da bola.

Nesse jogo as regras finalmente estavam presentes. Existia falta, impedimento, cartão vermelho pra quem desse um carrinho por traz, penalti, enfim, tudo o que um jogo de futebol de verdade tem direito.

A grande melhora na jogabilidade se deu ao fato dos passes serem simplificados, ou seja, apertando o botão de passe, na maioria das vezes a bola ia parar rapidamente no pé do seu companheiro. E também correr com a bola e driblar virou algo simples e indispensável para uma partida.

Esse jogo já veio completo, com opção de participar de Copas e Campeonatos mundiais, isso se você não estivesse jogando uma versão modificada do jogo com os times brasileiros, por exemplo.

Outra coisa bacana era a possibilidade de criação de times, presente apenas no International Superstar Soccer Deluxe. Você trocava o nome do time, a cor dos uniformes e até o nome dos jogadores.

Algumas manhas deixavam a coisa mais divertida. Eu lembro até hoje que na hora de apertar Start ao ligar o jogo Deluxe, você apertava cima cima baixo baixo tras frente tras frente B e A para o juiz virar um cachorro!

Não tenho medo de errar ao dizer que esse foi um divisor de aguas entre os jogos ruins e bons de futebol aqui no nosso planeta Terra.

Nenhum comentário: